quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Amor, inocente amor


Ah o amor!


O amor é o assunto do momento, amar está na moda. Dizer "eu te amo" ficou tão comum quanto desejar "bom dia" ao seu vizinho. As pessoas mal se conhecem, já dizem que se amam, que foi a melhor coisa que aconteceu na vida, essas babozeiras todas que todo mundo fala.


Quando estamos no fundamental na escolinha, é inevitável. Sempre nos apaixonamos pelo menino mais bonitinho da sala. O interesse em amar, parece que nas meninas é despertado bem mais cedo do que nos meninos. Todas as meninas, sem exceções já tiveram a fantasia de se casar com um príncipe encantado, ter uma família linda, passear de mãos dadas a beira do mar.


Essa fase dos amores inocentes é tão gostosa! Era tão bom se apaixonar, escrever no diário, desenhar corações com os nomes dentro... E aí quando crescemos um pouquinho, utilizamos outros recursos, como ligar e esperar o garoto atender, e desligar... Só pra ouvir a voz!


E a fantasia muda um pouco. Você passa a se imaginar casada não com um príncipe, mas com um cara lindo. E em vez de morar em um castelo, morar em uma casa legal, e claro, trabalharíamos e você sonha com uma profissão glamurosa, de modelo, cantora, veterinária ou coisa do tipo.


Anos mais tarde, com uns 12/13 anos a Fantasia de amor pra vida toda muda um pouco. Surgem os ídolos de banda, do esporte, o galã da novela, ou até mesmo o carinha mais lindo e fofo da escola, enfim. É nessa fase que o amor platônico passa a existir. Sofremos, choramos, nos descabelamos. O desejo em ter a tal pessoa é tão grande, que parece que tudo faz lembrar ele.


As músicas, as fotos, as cenas nas novelas, um filme romântico... Tudo! O mundo passa a girar em torno do garoto. E na grande maioria das vezes esse amor é tão impossível que demora meses pra passar. Claro que a fantasia dessa vez consiste mais em um namoro, em beijar, abraçar e dizer o quanto ama aquela pessoa.


E aí chega os 15/16 anos. Nessa idade, quase todo mundo namora. E o "para sempre" é dito muitas e muitas vezes durante o namoro. E aí, o futuro é planejado, já com uma profissão mais idealizada, o sonho de ir viajar, conhecer lugares, fazer coisas legais juntos se torna a razão do viver *-*


Acaba sendo uma fantasia mais "certa" e "objetiva". E aí apresentamos as famílias, saímos juntos, tudo vai muito bem... Até que uma voz lá dentro, bem baixinha começa a dizer na nossa cabeça "será que é isso mesmo que você quer?"


E aí você vê algumas amigas solteiras, lindas, rindo, saindo pra baladinhas... Conhecendo outro garotos, e você percebe que está deixando de lado essa fase por alguém que nem ao menos tem certeza de que terá um futuro. E o "para sempre" passa a durar bem menos do que o esperado. É nessa fase que muitas meninas e meninos também acabam deixando o namoro de lado.


Aos 17/18 anos, se você continuou o namoro, você continua tendo aquela fantasia de se casar, porém muito mais amadurecida, pois você passa a enxergar o quanto um casamento é caro, o quanto é trabalhoso se juntar, concluir uma faculdade, achar um bom emprego, constituir família... enfim.


Mas se você terminou o namoro, você passa a viver e curtir todos os momentos da sua vida. As festas, as viagens, os barzinhos... Tudo vira motivo pra você reunir uma galera e rir o dia todo. Você acabou de entrar na faculdade, conheceu gente nova... Está vivendo uma experiência única, a sensação de liberdade é inexplicável.


E aos 18/19 você meio que dá uma brecada nessa curtição toda e aí vem a cruel e terrível dúvida: "Eu seria mais feliz se estivesse namorando?" E então, você vê as fotos de casais juntos, algumas amigas completando 2/3 anos de namoro, planejando se casar...


Surge uma certa insegurança, "Afinal, será que nunca, ninguém legal e que combine comigo vai aparecer?" e você pensa no seu futuro e se imagina sem ninguém, morando em um apartamento com um cachorro, cozinhando apenas pra você e trabalhando como uma condenada, sem ter ninguém pra dividir as alegrias, as tristezas...


Mas aí você vê o "lado B" da coisa. Afinal, 18/19 ainda somos jovens, bonitas e dispostas. Essa é a fase de sair, de curtir... Namorar? Deixa pra depois! Agora você tem que ser a melhor da sua sala na faculdade, acompanhar as festas, viajar, se planejar... Viver!


Ainda tem muita coisa legal pra acontecer, muita gente pra se conhecer, músicas para serem cantadas, livros para serem lidos, viagens para serem feitas... enfim! Esse é só o começo!


Caso tudo isso dê errado, tenha um segundo plano. Afinal, não deve ser tão ruim ser solitária...

Pelo menos, o cachorro ou melhor,a cachorra eu já tenho ;)



Dedicado a Pri, que como eu, tem muitas dúvidas quanto a isso.



Foto da Meg, minha linda golden *-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário