quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Entre outras mil, és tu Brasil!

Alguém saberia me responder o que está acontecendo com o mundo? .-.
Trânsito todo dia, enchentes, desastres... Na quarta-feira fiquei durante 4 horas dentro de um ônibus pra chegar em casa, sendo que normalmente levo meia hora. Quando pego um jornal pra ler, ou assisto na tv, dá até um desânimo. Só notícias ruins. Assassinatos, acidentes, catástrofes, fome...
As vezes quando estou fazendo alguma refeição, fico imaginando como deve ser ruim sentir fome. Mas fome de verdade! Não porque o seu almoço atrasou, ou porque você está fazendo uma dieta... Fome por passar dias sem comer, e o que é pior, ver pessoas ao seu redor morrendo por não ter o que comer, e saber que mais cedo ou mais tarde isso irá acontecer com você.
A situação no Haiti já era bastante ruim antes mesmo do terremoto ter devastado o país. Não muito diferente da situação do Brasil no nordeste, onde muitas famílias enfrentam as secas. A diferença, é que o governo brasileiro oferece um mísero auxílio para as famílias pobres, já o governo haitiano não oferce absolutamente nada.
No Brasil, há vários programas "auxílio", que disponibilizam uma deteminada quantia pra um família se manter. Em partes, acho isso errado. Calma, vou explicar. Estava conversando com a Dra. Fran no sábado passado, e ela contou que em uma comunidade carente foi feito pelo governo um desses centros que ensinam algum curso como informática, marcenaria, culinária, entre outros.
Porém, o maior problema para manter este centro, não era a disponibilidade de verbas, e sim, a falta de interesse dos moradores. E aí ela me explicou, que naquela comunidade, todos recebiam e participavam desses programas de auxílio, e o medo deles era caso conseguissem um emprego legal, onde teriam uma renda justa para conseguir se manter, perdessem todos esses benefícios.

Ou seja, no português claro, um bando de acomodados, que na minha opinião, por pura ignorância deixam de aprender alguma coisa que os encaminhem para progredir. É claro, é muito mais fácil dizer que a situação do país está péssima, ficar sentadinho na sua casa e receber a sua verbinha toda mês.

Essa situação que a Fran contou foi aqui em São Paulo, mas vamos ser realistas... Nessa cidade enorme que movimenta a economia do país, tem muitos empregos disponíveis. O que falta, é força de vontade, competência e capacitação pra preencher essas vagas. Vou ser um pouco mais severa, sinceramente, não trabalha quem não quer!

É claro, no nordeste a situação é completamente diferente. Nesse caso concordo com o auxílio, mas ainda acho que o governo deveria investir mais na educação e capacitação. É como aquele velho ditado diz: "O correto não é dar o peixe, e sim ensinar a pescar."
Já estamos quase que habituados a ver imagens como a que postei, e isso não pode acontecer. Essa conformação é o cúmulo do ridículo, é sinal de um povo sem garra, sem vontade de lutar... Coisa que não combina nem um pouco com nós brasileiros, não é?
Somos os melhores no futebol, temos as praias mais lindas, a maior floresta do mundo, o carnaval mais fantástico, a música mais apreciada, a cidade *mais* maravilhosa, e o mais importante de tudo: o povo mais feliz e caloroso.

É triste pensar que um país tão rico em tantas coisas, não ofereça nem metade do que poderia oferecer para o mundo e para "si próprio". O Brasil é um país rico, porém muito mal administrado. Nós pagamos tantos impostos, e no entanto não temos o resultado que queríamos.
E nas propagandas eleitorais, são exibidas imagens de escolas maravilhosas, hospitais bem equipados, o transporte público perfeito... Se é tudo tão maravilhoso assim, por que os filhos de governadores, prefeitos e vereadores não estudam em escolas públicas?
Quando acontece algum problema de saúde com um deles, eles não ficam em filas de hospitais, logo vão para o Albert Einstein, Sírio Libanês e etc. Nenhum deles andam de ônibus para ir ao trabalho ou pegam metrô.
Brava gente brasileira, acorda!
Precisamos estudar mais, trabalhar mais, pra assim exigirmos os nossos direitos! Até quando vamos continuar a olhar imagens tristes como essa e nos conformar?






Nenhum comentário:

Postar um comentário